Os Segredos da Marca A Recreativa

A Recreativa: há 70 anos cruzando palavras, saberes e vidas.
Marca A Recreativa

As revistas da A Recreativa são um patrimônio cultural do Brasil. E o mais legal é que esse legado é acessível para as pessoas que vivem em qualquer parte do país. Seja na modalidade impressa ou digital. As edições de Palavras Cruzadas, Rébus, Sudoku e dezenas de outros Desafios Inteligentes estão disponíveis nas bancas, livrarias e papelarias brasileiras. Além disso, também estão na nossa Loja Online. São publicações de vários níveis de dificuldade e específicas para cada perfil de jogador. 

E por que não um pouco de conveniência, interação e participação nos hábitos da atualidade? Claro que sim! Pois vivemos na era pós-digital – quando a presença da tecnologia digital já está incorporada em nossa rotina. Por isso, criamos o App (para Android e iOS) e o Portal de Jogos da A Recreativa. Com esses recursos, você pode jogar os nossos Desafios Inteligentes onde estiver, de forma totalmente gratuita. Demais, não é mesmo?!
E agora, convidamos você para entrar no universo da A Recreativa! E conhecer os segredos da marca que leva diversão e estímulo à mente para todas as gerações. ?

Marca A Recreativa 2

Palavras Cruzadas e Outros Desafios para a sua Mente

Por meio das Palavras Cruzadas e de outros Desafios Inteligentes, construímos uma relação de amizade com nossos clientes. Nossa proposta de valor se baseia na evolução da cognição, do saber e das relações. E isso só acontece porque cultivamos relações autênticas e afirmativas.

Então, a missão da A Recreativa é “Ser uma companhia divertida e estimulante em todos os momentos da vida”. O que não é pouca coisa! Porque uma companhia deve ser genuína, presente e atenciosa. Além de nos desafiar a sermos melhores do que somos hoje.

Como diz a escritora e filósofa francesa Simone Weil, “A atenção é a forma mais rara e pura de generosidade”.

Entrando na área dos atributos da marca, seguimos uma trilha que percorre a conexão com a existência e a conexão com a entrega. Para ilustrar melhor este assunto, listamos os seguintes atributos:

Filosóficos: relacionados à essência da empresa

  1. Companheira
  2. Estimulante
  3. Culta
  4. Pioneira
  5. Atemporal
  6. Curiosa
  7. Dinâmica

De Relacionamento: ligados à relação humana e a tudo aquilo que humaniza a marca, a torna mais próxima e cria identificação e empatia

  1. Próxima
  2. Experiente
  3. Confiável
  4. Acolhedora
  5. Atenta
  6. Carinhosa

Funcionais: ligados à promessa e à entrega da marca – que geram credibilidade

  1. Detalhista
  2. Desafiadora
  3. Inovadora
  4. Divertida
  5. Interativa
  6. Sinérgica
Marca A Recreativa 3

Tradição e Inovação: Uma Startup de 70 Anos

A Recreativa nasceu há 70 anos para “recrear e instruir”, segundo seus fundadores: Owen Ranieri Mussolin, José Cândido Rodrigues Bueno e Aluisio Maio. Desse modo, eles criaram uma “revista para você e sua família com conteúdo criteriosamente selecionado e atenção aos mínimos pormenores e conteúdo que haverá de ser sempre selecionado”, como a definiram na época.

Sete décadas se passaram e ainda nos guiamos pelos mesmos valores. As raízes (tradição) da A Recreativa se fortalecem com o tempo e estruturam os frutos (inovação) que alimentam e estimulam mentes por gerações. 

Aqui, gostaríamos de destacar a personalidade da A Recreativa, que é inspirada em Leonardo Da Vinci. Ou seja, atemporal, que conecta diversas áreas do conhecimento e é relevante em qualquer momento da história.

Nosso arquétipo é o do criador. Aquele que busca a sua autoexpressão como forma de ser. Que é culturalmente diferenciado. Mas dificilmente entra em ambientes onde a forma de pensar é diferente da sua. Ele acredita no poder que vem de seu interior e trabalha duro para levar a sua criação ao mundo.

Forças

  1. Criatividade
  2. Imaginação
  3. Pensamento não linear
  4. Inovação
  5. Estética

Desafios

  1. Excesso de dramatização
  2. Depressão após falha
  3. Busca pela perfeição
  4. Medo da mediocridade
  5. Medo do julgamento

Sub-arquétipos

  1. Artista
  2. Empreendedor
  3. Visionário
  4. Contador de história

A Recreativa

Algumas curiosidades sobre o nome da marca

  • Você sabia que o artigo “A” que precede o nome Recreativa era uma técnica usada para afirmar e intensificar o significado da palavra seguinte na época da criação da revista?
  • Ah, e sabia que “Recreativa” é um termo derivado do latim “recreatus”, que significa reanimar? Em português, é definida como: divertida, capaz de entreter. 
  • Juntando as duas coisas, o nome “A Recreativa” traz consigo a missão de não ser apenas mais uma forma de diversão. Mas aquela que é, de fato, a melhor no que se propõe a fazer! 

Identidade Verbal: Quem Somos

Uma marca empática, leve, sábia e descontraída – que gera credibilidade a todos que fazem parte da grande família A Recreativa.

Identidade Visual: Como Somos

Transmitimos uma imagem moderna, impactante, conectada a causas e momentos, retrô e voltada para a beleza real.

Agora que você conhece os nossos segredos, conheça também os nossos projetos editoriais! E seja muito bem-vindo à comunidade A Recreativa ?

— —

Autora: Bruna Ribeiro – Desenvolvedora de Conteúdo da Equipe A Recreativa.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza A Recreativa a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.