Existimos para fazer a diferença no mundo. E hoje temos o orgulho de dizer que o Método Ativamente da A Recreativa vai impactar positivamente a vida de mais de 12 mil estudantes. Serão todos os alunos, do 1º ao 9º ano, das 25 escolas da rede municipal de ensino de Poços de Caldas.
Rubens Mussolin Massa – professor, pesquisador, coordenador em iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e inovação na FGV/EAESP e idealizador do projeto – define o Ativamente da seguinte forma:
Por meio de jogos e plataformas digitais, os alunos aprenderão a desenvolver seus próprios jogos, animações, artes e toda forma de estímulos para um salto de possibilidades nas suas vidas. Mas, acima de tudo, estes serão apenas instrumentos para desenvolver neles a consciência do trabalho em grupo, a capacidade de cooperar, de criar novas soluções, de resolver problemas sob incerteza e então estarem incluídos de fato na sociedade criativa que se apresenta como desafio a todos nós e, com isso, aptos a construírem o futuro que desejam, aliado ao que o mundo precisa.
O Método Ativamente levou cerca de 18 meses para ser desenvolvido e contou com uma equipe multidisciplinar especializada. Como profissionais da educação, programadores, roteiristas, escritores, ilustradores, animadores e arte-finalistas.
Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Cognitivas
O Ativamente tem como foco o desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Cognitivas – que fazem parte das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto existe para complementar o currículo das escolas de forma facilitada, significativa, lúdica e atualizada.
Além disso, visamos colaborar para os objetivos do milênio da ONU. Pois o Ativamente prepara as crianças para serem pessoas empáticas, criativas, críticas e ativas no seu contexto social.
Uma das competências que o Método Ativamente aborda é a Resolução de Problemas Complexos. Essa habilidade valoriza o caráter cognitivo humano, que não pode ser substituído por máquinas. Porém, conhecimentos de programação e computação podem auxiliar na construção dessa competência. Como, por exemplo, através da divisão do problema em partes solucionáveis ou a identificação de padrões para elaborar uma proposta mais assertiva.
Outro saber que queremos destacar é a Inteligência Emocional. No vídeo Equilíbrio da Mente e Corpo, no canal da Casa do Saber no YouTube, o especialista em neurologia da cognição e comportamento, Fabiano Moulin, fala um pouco sobre o assunto. Ele diz que “Do mesmo jeito que o mundo fica menos estranho quando eu estudo, eu também posso me estudar e aprender a tirar essa dificuldade de leitura do próprio corpo, chamada emoção.” E acrescenta, “A emoção, a educação e a inteligência emocional não podem ser algo banalizado nem algo periférico na formação dos indivíduos”.
Todas as qualificações inseridas no Ativamente são voltadas para a valorização e desenvolvimento humano e social. A lista se estende por 10 competências: Resolução de Problemas Complexos, Pensamento Crítico, Criatividade, Gestão de Pessoas, Colaboração, Inteligência Emocional, Capacidade de Análise/Julgamento e Tomada de Decisões, Orientação em Servir, Negociação, Flexibilidade e Adaptação.
Aprendizagem Criativa
O poeta Manoel de Barros diz, “Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”.
A partir desse pensamento, podemos refletir que a aprendizagem que encanta é aquela que nos importa, não é mesmo?
De uma forma bastante resumida e ao mesmo tempo profunda, como a poesia, definimos livremente o que é a Aprendizagem Criativa. Para conhecer mais sobre esse conceito inovador e relevante para a educação contemporânea, leia nosso artigo O que é Aprendizagem Criativa. ?
Inclusão Digital
Essa demanda está entre as principais do nosso tempo. A cultura digital democratizou o acesso à informação, à arte, à comunicação, e várias outras coisas. Às vezes até pensamos que essa dinâmica é gratuita. Isso porque não olhamos para a estrutura (paga) que usamos para entrar em contato com os conteúdos disponíveis “gratuitamente” na internet. Essa estrutura envolve equipamentos eletrônicos, programas (softwares) e conexão com a internet.
Assim, precisamos falar sobre a exclusão digital – que atinge principalmente as classes sociais mais baixas e os idosos. Por que ela é tão impactante? O que podemos fazer para minimizá-la?
A filósofa Viviane Mosé discorre sobre a sociedade em rede em seu livro Nietzsche Hoje. Ela afirma que:
As infinitas possibilidades de encontro criadas pela nova ordenação social em rede democratizaram os acessos entre pessoas, entre saberes, criando infinitos espaços de troca absolutamente descentralizados e móveis, rompendo uma série de hierarquias que foram caindo como castelos de cartas.
Ou seja, a partir da revolução digital, o mundo passou a se organizar de outra maneira. Por isso, deixar que pessoas fiquem fora dessa rede por falta de estrutura (e não por escolha) é uma forma de exclusão.
Viviane complementa, “O que temos hoje não cabe mais em caixas; muito mais veloz ele se dá por fluxos. Nasce uma nova ordem, que se caracteriza pela multiplicidade, pela diversidade de acessos, pela mudança”.
O Ativamente tem um papel fundamental diante da demanda de inclusão digital. O programa conta com laptops de última geração e internet de alta velocidade nas 25 escolas municipais de Poços de Caldas. Também dispõe de kits físicos com atividades “desplugadas”, formação e plantão didático-pedagógico aos professores. Tudo desenvolvido especificamente para a rede de educação municipal.
Saiba mais sobre o Ativamente! E acompanhe nosso Blog para ficar por dentro do universo inteligente e inclusivo da A Recreativa. Temos publicações inéditas toda semana. ?
_ _
Autora: Bruna Ribeiro – Desenvolvedora de Conteúdo da Equipe A Recreativa.